Cupins e ácaros no jardim? Veja como combater

  • 22 de junho de 2018
  • Categoria: Dicas
Quem não iria amar viver em um ambiente verde com flores belíssimas? Muitos insetos fazem dos jardins a sua casa, o problema é que pragas e fungos também. Este é o caso dos cupins e ácaros: as duas espécies causam problemas as plantinhas. 
Alguns procedimentos podem ajudar a afastar as pragas do jardim. É importante verificar rastros de que eles habitam no local, manter uma boa adubação e manutenção, misturar folhagens e colocar somente os nutrientes necessários.

Como posso identificar essas pragas?

Cupins são difíceis de encontrar, não gostam muito de passear por aí. Algumas espécies constroem suas casas pela grama, mas nem todos. Uma forma fácil de identificar se estão no seu jardim é através das “areinhas” amarelas. Essas são as fezes do cupim, por onde passa vai deixando rastros na terra ou até em cima das folhas. Sua principal ação contra as plantas é o enfraquecimento, pois se alimentam de raízes.
Os ácaros parecem aranhas, encontrados em mais de uma espécie. A presença pode ser notada através dos seguintes sintomas: folhas amarelas; brotos novos pretos que logo morrem; pontos e manchas na cor marrom; folhas que se desenvolvem com deformidades e grandes teias brancas na folhagem.

Identifiquei no meu jardim o que devo fazer?

Os ácaros gostam de umidade, então se você perceber a presença evite muitas regas, principalmente nas folhas. Coloque água somente no substrato e só use adubo foliar em dias mais quentes, tire o excesso de líquido das folhas isso vai ajudar.
Para combater os cupins utilize algumas receitas caseiras para não prejudicar a sua plantinha. Veja duas sugestões: 

Spray de vinagre: em uma garrafa com tampa spray faça uma mistura meio a meio de vinagre e água. Depois de misturar, pulverize no local onde os cupins estão instalados.
Óleo de cravo: para cada 100 ml de água ou óleo de coco use 10 gotas de óleo de cravo. Faça uma mistura e coloque nos pontos onde a espécie se encontra.

A principal dica para controlar as pragas de jardim é manter a atenção e manutenção. Esses pequenos não costumam fazer amizade com os jardineiros. O blog Jardim das Ideias apresenta outros vilões da jardinagem. Aproveite e confira! 

Comentários
Voltar para a página inicial