Lesmas e caracóis: como reconhecer e como eliminar do jardim

  • 20 de junho de 2018
  • Categoria: Dicas
Por onde eles passam, deixam rastros de destruição. Hoje é dia de saber um pouco mais sobre alguns vilões do mundo da jardinagem: as lesmas e os caracóis. Estes moluscos podem ser reconhecidos facilmente em seu jardim por conta de seus tamanhos e características semelhantes. Para saber um pouco mais sobre o assunto, basta continuar lendo esse post.

LESMAS 

Causadoras de muitos problemas em plantações, jardins e pomares, as lesmas se alimentam de uma imensa variedade de plantas, flores e raízes, mas sempre a noite por conta de sua sensibilidade a luz solar. Quando elas se movimentam para se alimentarem, acabam deixando um rastro brilhante por onde passam, facilitando a localização dos seus ninhos. 
As lesmas são hermafroditas, tendo os órgãos reprodutivos de ambos os sexos. Depois de encontrar um companheiro, elas circulam uma a outra, acarretando na troca de espermatozoides através de seus órgãos genitais. Após alguns dias, são colocados em torno de 30 ovos, que normalmente ficam escondidos embaixo de plantas ou troncos. 
Um truque convencional que normalmente as pessoas utilizam para combater este molusco é aplicar sal, isso faz com que a lesma se desidrate, mas isso gera alguns problemas no solo por conta dos resíduos contaminados que sobram. A maneira mais indicada para combater esta praga é cavar buracos com aproximadamente 10 centímetros de profundidade e enterrar as lesmas, isso faz com que elas não consigam sair e seus restos tornam-se adubo natural.

CARACÓIS 
Não muito diferente das lesmas, os caracóis também causam muitos danos ao seu jardim, principalmente os de coloração marrom. 
Da família dos moluscos, esses bichos apresentam como característica principal as conchas sobre o seu corpo. Também hermafroditas, eles chegam a colocar em torno de 400 ovos por ano.
Estes moluscos vivem prioritariamente em ambientes úmidos, se alimentando normalmente no período da noite, mas não sendo surpresa seus passeios diurnos, acontecendo em dias nublados e úmidos.
Sua alimentação é baseada em plantas e flores, atingindo assim o seu amado jardim. Eles se escondem debaixo de pedras e plantas, priorizando sempre os ambientes úmidos para sua sobrevivência.
Existem diversas formas de exterminar os caracóis, uma dica é usar repelentes naturais contra esta praga - e café é uma opção. Usando grãos você afasta os moluscos e ainda enriquece o solo com os seus nutrientes.

DICAS
Para manter pragas longe do seu jardim, é importante que ele esteja sempre saudável. Portanto, capriche na adubação. Conte com a praticidade das ferramentas STIHL para facilitar os trabalhos. Produtos em http://www.stihl.com.br/ 
Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. E acompanhe diariamente nosso blog para mais dicas sobre jardinagem. 
Comentários
Voltar para a página inicial