Isca para pragas da horta e do jardim

Um dos maiores temores dos amantes da jardinagem são as pragas. E no episódio 41 de Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde aprendemos uma ótima forma de combatê-las: através de iscas! Confira abaixo os materiais necessários e o passo a passo.

Materiais necessários:
- duas garrafas plásticas de 600ml 
- tinta a base de óleo amarela (essa cor atrai vaquinhas, pulgões, moscas minadoras, moscas brancas e cigarrinhas)
- tinta a base de óleo azul (a cor atrai moscas, besouros, maria-fedida , pernilongo, mosquitos em geral)
- 8 colheres de sopa de óleo de cozinha
- 5 colheres de sopa de breu (encontrado em lojas de artesanato e de materiais de construção) 
- uma latinha 

Modo de fazer: 
Coloque a tinta amarela dentro de uma das garrafas e a tinta azul dentro de outro.  Feche as tampas e agite as garrafas até os interiores ficarem totalmente coloridos. 
Em uma latinha, misture o breu com o óleo de cozinha. Leve ao fogo baixo até a mistura derreter. A latinha é usada no lugar das panelas, podendo ser descartadas após seu uso. A cola feita com breu e óleo deve ser passada nas garrafas com a ajuda de um pincel enquanto ainda estiver quente. 
Pendure as iscas com corda ou sisal na área que preferir no seu jardim – perto da horta ou das plantinhas que costumam ser mais atacadas, por exemplo. 
Vale lembrar que essas cores utilizadas, amarelo e azul, não atraem abelhas ou joaninhas, que são bons moradores do jardim. 
 As iscas ficam colantes por vários meses, resistindo inclusive a chuvas. 

Gostou da dica? Inscreva-se no Youtube do Jardim das Ideias para não perder nenhuma novidade! https://www.youtube.com/jardimdasideiasstihl 

Comentários
Voltar para a página inicial