A importância das cores nos projetos de paisagismo e jardinagem

A escolha das cores para o paisagismo é extremamente importante, pois além de conceder vida na paisagem e despertar emoção dos visitantes com contrastes corretos, as cores também auxiliam na atração de pássaros, borboletas, entre outros animais, deixando o ambiente harmônico. 

No episódio 26 da série Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde, a jardineira Carol Costa, juntamente com Flávia Nunes e Juliana Valentini, estuda alguns pontos principais para montar o jardim, como a paleta de cores que será usada. É importante ter como base os tons verdes, já que são cores das folhagens e transmitem a sensação de frescor, amplitude e tranquilidade.

Para não errar na distribuição das plantas, é válido analisar o tamanho da planta, as cores selecionadas, observar o local onde o jardim será inserido, os elementos ao redor e também os elementos que serão escondidos com as folhagens. As flores são um complemento final. Ao escolher as espécies, lembre-se que algumas não florescem o ano todo e a falta de sua cor pode afetar no visual do jardim. 

As escolhas feitas pela Carol para o projeto do jardim da Eveline foram: 

Escudo-persa: é um arbusto que possui folhas marcantes devido ao seu tamanho e coloração verde com um toque de roxo. Pode atingir a altura de até 1 metro. Geralmente é usada para canteiros em meio a gramados ou junto a bosques.

Euphorbia: gênero bem diversificado, a maioria das plantas são arbustos e sua manutenção é muito prática, fazendo com que seja uma das preferidas quando o assunto é jardinagem. Podem atingir de 2 a 3 metros de altura.

Viburnos: lindos arbustos que se adaptam facilmente aos diversos tipos de solo, porém algumas espécies em específico não suportam a seca. É uma família de aproximadamente 170 espécies, com diferentes características, a sua altura pode variar de 5 a 15 pés, dependendo da espécie. São plantas com baixo índice de praga, por isso se tornam populares. 

Siga as dicas do Jardim das Ideias e coloque em prática no seu jardim para deixa-lo lindo! Inscreva-se em nosso canal e acompanhe mais dicas da série Jardim das Ideias – 50 Dias de Verde 

Posts Relacionados

Comentários
Voltar para a página inicial