Solo saudável para as plantas

  • 11 de abril de 2018
  • Categoria: Árvores
Quem cuida de hortas sabe que a qualidade do solo é crucial para o desenvolvimento das plantas. Para garantir uma boa terra de cultivo, é necessário que você tome alguns cuidados específicos. Confira nossas dicas:

ARENOSO OU ARGILOSO?

Um solo pode ser arenoso, quando é leve, permeável e não acumula nutrientes, ou ainda argiloso, quando é pesado e compacto. Mas o solo ideal é aquele que mistura os benefícios de ambos.

ADUBAÇÃO 

O principal detalhe para garantir um solo saudável, é cuidar do adubo da terra. A matéria orgânica é muito importante para a terra do seu jardim, pois nutre qualquer tipo de solo e estimula o crescimento saudável da planta. A aplicação de adubo de composto ou de raízes permite ainda o rejuvenescimento de um solo pobre, a drenagem de água em excesso, e até a retenção de nutrientes.

Ainda falando em adubo, é importante que ele seja renovado regularmente para garantir que o substrato continue rico em nutrientes. Mas você deve evitar o exagero de um determinado nutriente porque isso impedirá a planta a absorver outros tipos. E antes do cultivo de espécies da primavera, é necessário enriquecer o solo do seu jardim, exceto em locais com árvores e arbustos nativos.

MORADORES DO JARDIM 

Quando se fala em moradores de jardim, a presença da minhoca é um bom sinal para a qualidade do seu solo. As minhocas se alimentam dos restos orgânicos que ficam depositados na terra. Por alimentarem-se destes restos, a minhoca elimina suas fezes no solo, e com ação das bactérias sobre estes restos alimentares é produzido o húmus. A produção do húmus serve como um adubo natural que agiliza o crescimento das plantas. Ou seja, a minhoca é mais do que bem-vinda!

Com um solo saudável e cheio de vida, as plantas crescem mais bonitas e não pegam doenças nem pragas. Por isso fique atento o ano inteiro aos sinais que sua terra dá para garantir um jardim florido e rico em plantas.
Comentários
Voltar para a página inicial