Profissão: paisagista

  • 09 de abril de 2018
  • Categoria: Árvores
Mais do que apenas a elaboração de jardins e praças, o paisagismo constitui uma técnica voltada para a criação de áreas paisagísticas. O paisagista serve-se de elementos de botânica, ecologia, mudanças climáticas de cada região e de estilos arquitetônicos para criar sua obra, que engloba a recriação, administração e manutenção de áreas livres, a fim de criar composições paisagísticas harmônicas e com apurado senso estético.

Um pouco de história

Desde 600 a.c. há registros de jardins pelo mundo. Talvez os mais famosos, os Jardins Suspensos da Babilônia datam desta época. Pérsia, Egito, Grécia e Roma também demonstravam amor às plantas em seus arranjos paisagísticos. Mas foi durante o Renascimento que a arte floresceu, dando origem às vilas ornamentadas e grandes praças exteriores. Desde então, os jardins dos castelos transformaram-se em mais do que apenas uma vaidade da realeza para enraizarem-se nos centros urbanos, levando a natureza dos campos para dentro dos muros das cidades.

Perfil do profissional

Considerado o artista da natureza, precisa ser amante das artes e da natureza. Sensibilidade, visão, artística e de projeto, dinamismo e responsabilidade devem fazer parte da personalidade do profissional, já que ele será responsável pelo planejamento tanto de espaços públicos quanto privados.

Onde estudar

Muitos profissionais que atuam na área, hoje, são arquitetos, engenheiros e até artistas plásticos. Mas já existem diferentes cursos de pós-graduação que exploram essa área, desde Noções de Topologia a Patrimônio Urbanístico e Cultural. Para quem tem interesse, a sugestão é procurar cursos em universidades que sejam reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Algumas das instituições de ensino superior que oferecem pós-graduação na área de paisagismo são o Instituto Brasileiro de Educação Continuada (INBEC), O Centro Universitário Belas Artes (SP), a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (RS) e a Faculdade Católica de Uberlândia (MG).

Você tem mais alguma pergunta para fazer sobre esse assunto? Coloque nos comentários! 
Comentários
Voltar para a página inicial