5 árvores de raízes agressivas

  • 03 de abril de 2018
  • Categoria: Árvores
Quem não adora um quintal com árvores imponentes e que geram um a boa sombra, não é mesmo? Acontece que, se você tem um pátio pequeno, é bom tomar cuidado na hora de escolher as espécies que estarão por lá, para evitar algumas surpresas desagradáveis depois que elas crescerem.

Apesar do título deste texto, nenhuma raiz de árvore costuma ser, de fato, agressiva. Algumas, sim, são grandiosas, cheias de beleza e exigem espaço para o devido desenvolvimento. Tudo é questão de fazer o plantio correto no lugar certo. Sendo assim, saiba que as árvores que vamos citar a seguir devem ficar longe de calçadas, tubulações, pavimentos e muros. Caso contrário, você pode ter alguns prejuízos na estrutura da sua residência, isso sem falar em possíveis acidentes para quem passa por perto.

1. Salgueiro-chorão: péssimo negócio para calçadas, já que a copa da árvore atrapalha quem passa por ali. Além disso, quando procuram por água, os chorões costumam destruir tubulações de esgoto é água que estão enterradas. 

2. Abacate: apesar de dar um fruto bonito e que agrada muitos paladares, a sujeira gerada também pode incomodar. Esta árvore tem madeira frágil e que tende a quebrar, então é preciso ter cuidado ao passar por perto. 

3. Pinheiro: outra árvore imponente e de boa aparência, mas pode gerar transtornos, principalmente porque a maioria de suas espécies são grande porte. Pinheiros são convidativos para cupins e ainda são suscetíveis a derrama natural.

4. Flamboyant: muito comum na região sul do país, ela chama a atenção dos admiradores por suas belas flores em várias cores. Apesar disso, tem raízes tabulares, muito superficiais e que se espalham rapidamente.

5. Ficus: atinge grandes dimensões e nunca para de crescer. Suas raízes tomam proporções variadas e exige espaço para o seu cultivo.

Essas espécies também não são indicadas para plantio em calçadas, devidos a suas raízes poderem prejudicar canos e fiações (subterrâneas e aéreas).  

É bom lembrar que até as espécies para áreas médias e pequenas precisam de uma área mínima de absorção de água no canteiro. Faça isso para que elas não apresentem raízes agressivas mais tarde. Também não adianta plantar as árvores aqui citadas em manilhas de concreto. Isso apenas agride a natureza da planta, prejudicando seu desenvolvimento. 

Anote as dicas e tenha um bom plantio!
Comentários
Voltar para a página inicial