Como preparar as suas plantas para o outono? Descubra!

  • 27 de fevereiro de 2018
  • Categoria: Dicas
 A estação do ano preferida pelas pessoas é o verão, certo? Nem sempre, se você é um cuidador de plantas. Devido a fortes ondas de calor que podem prejudicar algumas espécies de flores, tem muita gente comemorando a troca de estação para aproveitar um tempo em seu jardim, com temperaturas mais amenas.

Mas mesmo com o clima mais fresco vindo por aí, é no outono que se podem fazer uma série de melhorias e preparos para o cuidado e preservação da saúde da sua área verde. Além disso, se feitos da maneira correta, esses reparos podem render ao jardineiro uma bela variedade de espécies saudáveis no quintal na a próxima primavera.

Durante esta época, a maioria das espécies não dá flor, os galhos crescem de maneira lenta e as folhas caem, por isso uma boa faxina dos canteiros pode ser um bom pontapé inicial: remova galhos, folhas velhas, insetos e toda a sujeira. Mais do que dar uma boa melhorada na estética, essa prática ajuda a evitar pragas e doenças indesejadas para as plantas. Também é tempo de podar galhos, mas apenas os que já morreram. Fazer poda em galhos vivos estimula novas brotações, o que não é muito bom neste período.       
             
Que tal dar uma cara nova para o seu jardim? Remova algumas plantas de ciclo curto e que se adaptam melhor ao verão (como zínia e petúnia) e troque por outras que florescem no final do inverno/ início da primavera. Algumas opções são tulipas, margarida, camélia e antúrio.

E lembre-se: passado o calor do verão, a irrigação não precisa ser tão frequente. São tempos com mais umidade no ar e evaporação mais lenta. Procure molhar vasos e canteiros apenas quando eles estiverem realmente secos.

Colocar as luvas e ter um pouco de trabalho no quintal pode ser compensador para quem deseja bons resultados. Anotou as dicas? Então mãos à obra!

Comentários
Voltar para a página inicial