Os segredos e truques da orquídea saudável

  • 27 de outubro de 2017
  • Categoria: Dicas
Majestosa e delicada, a orquídea é flor que divide opiniões. Enquanto alguns amam e acertam nos cuidados, outros admiram, mas têm medo de não saber como lidar com as suas especificidades. Com mais de 35 mil espécies espalhadas pelo mundo, esta planta, apesar de complicadinha, tem segredos que já foram desvendados.  

Com uma experiência para ninguém colocar defeito, Carol Costa, jardineira, jornalista e autora do livro Minhas Plantas, trouxe um apanhado de dicas e truques que prometem facilitar – e muito – a maneira com que você lida com a sua orquídea. Confie na gente, não é tão difícil assim. A seguir, confira algumas sugestões certeiras da especialista. 

- Não economize água
Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário economizar na quantidade de água ao molhar. O único cuidado indispensável é não encharcar as suas raízes. Para umidificar de maneira correta, leve o vaso até a pia e molhe com delicadeza – o líquido não deve ser colocado nas flores. Antes de reposicionar a sua planta, lembre-se de remover os excessos. 

- Cuidado com a flor!
Nada de ficar encostando ao admirar! A flor da orquídea é extremamente sensível e deve ser mantida intacta até a sua morte. Outra dica essencial: apenas realize o transplante após a floração – o estresse causado por esta ação pode causar o aborto da florada. ? 

- Escolha bom habitat
As orquídeas podem ser mantidas na terra, na árvore ou nas pedras. Existem espécies mais adequadas para cada um desses habitats. Ao comprar a sua, descubra o nome e realize
uma pesquisa completa. Esta busca na internet e em livros especializados será essencial para o acerto nos cuidados.

- Falando em habitat...
Se você for manter a sua orquídea em um vaso, escolha os de barro. Eles são mais porosos e auxiliam na drenagem da água, evitando que a plantinha fique encharcada. 

Gostou? Para ficar ligada em todos os truques de jardinagem, acesse a nossa página no Facebook /JardimDasIdeiasStihl. Esperamos você! 
Comentários
Voltar para a página inicial