6 coisas que você precisa saber sobre a Pata-de-vaca roxa

  • 11 de outubro de 2017
  • Categoria: Árvores
Conhecida como Pata-de-vaca, Árvore-de-orquídeas, Árvore-orquídea, Casco-de-vaca, Casco-de-vaca-lilás, Pata-de-vaca-lilás, Mororó, Bauínia, Pé-de-boi e Pata-de-vaca-rosa, a Bauhinia purpurea é uma árvore florífera de origem asiática. Separamos seis coisas que você precisa saber sobre essa espécie, caso esteja pensando em plantá-la ou queira aprender mais sobre os seus cuidados. Confira! 

1. A pata-de-vaca é muito utilizada na arborização urbana, devido especialmente ao seu porte médio. O tronco raramente ultrapassa 10 metros.  Também não apresenta raízes agressivas, tornando-se uma boa escolha para calçadas. 

2. Suas flores, em tons de rosa e lilás, começam a aparecer em meados do inverno, permanecendo viçosas durante toda a primavera. Elas atraem pássaros silvestres e insetos polinizadores. 

3. Para prevenir pragas e doenças é indicado fazer podas de limpeza no final do inverno, retirando folhas e ramos secos, flores murchas e eventuais parasitas. Essa manutenção garante que a planta se desenvolva de forma saudável. 

4. É possível propagar a pata-de-vaca por meio de estacas ou sementes recém-colhidas. As sementes devem ser mantidas em saquinhos com substrato úmido e a germinação acontece em aproximadamente 15 dias. 

5. O cultivo deve ser feito em solo bem drenado e fértil. As regas devem ser regulares principalmente nos dois anos iniciais. A adubação indicada para plantas já estabelecidas é com matéria orgânica, não necessitando adubo nitrogenado. 

6. As flores da pata-de-vaca são perfumadas, delicadas e coloridas, chamando a atenção por sua beleza. Por esse motivo a espécie é bastante utilizada em paisagismo em praças e residências, ganhando ponto focal nos projetos.   

Vale lembrar que a pata de vaca utilizada em chás não é a mesma encontrada nas ruas das cidades. A com propriedades medicinais é um arbusto e se chama Bauhinia forficata.

Gostou do post? Coloque sua opinião nos comentários! Lembre-se de compartilhar com seus amigos e curtir a nossa página no Facebook! www.fb.com/jardimdasideiasstihl 
Comentários
Voltar para a página inicial