Confira 4 dicas para proteger o seu jardim no inverno

  • 01 de agosto de 2017
  • Categoria: Dicas
O frio pode ser o inimigo número um do seu jardim durante o período do outono/inverno. Pensando nas dificuldades de manter as plantinhas saudáveis e ilesas, trouxemos quatro dicas infalíveis para os que amam jardinagem e temem as baixas temperaturas. Confira e aprenda a proteger seu local de cultivo do clima extremo. 

1 – Cubra seu jardim com lonas ou tecidos delicados

Em algumas regiões do Brasil, além da baixa temperatura, a geada é outro ponto negativo. Este fator climático faz com que partículas de gelo acumulem na superfície, o que faz com que as plantas se enfraqueçam, quebrem e até mesmo morram. Cobrindo o jardim, principalmente nos períodos da noite e madrugada, irá prevenir que o seu jardim sofra.

2 – Proteja seu jardim dos ventos e chuvas

O vento e as chuvas que podem ocorrer no período do inverno são fatores de risco para seu jardim. Uma dica para prevenir que estas condições climáticas afetem sua área de cultivo, é utilizar plantas e folhagens mais robustas no entorno de opções menores e delicadas, formando uma espécie de barricada contra ventos fortes e chuvas constantes.

3 – Atente para as regas

Sempre verifique a umidade do solo de suas plantas no inverno. No período de frio, é ideal diminuir as regas, pois a combinação de temperaturas baixas e água pode queimar o jardim. No inverno é indicado que somente a terra seja molhada e se deve evitar umedecer as folhas para não sobrecarregar as espécies. Opte também por regar durante períodos de exposição solar, para que não haja o aparecimento de fungos por conta da umidade.

4 – Cuidado com o adubo

Muitas pessoas pensam que por conta do inverno as plantas ficam enfraquecidas de nutrientes. O que ocorre é exatamente o contrário: ela retém o máximo que consegue para resistir às condições extremas. 

Durante a temporada mais fria do ano, o metabolismo delas fica mais lento, e sobrecarregá-las com adubos e compostos orgânicos pode influenciar nas etapas de absorção dos nutrientes e vitaminas. 

Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos! Até a próxima publicação. 

Posts Relacionados

Comentários
Voltar para a página inicial