Barba de serpente: uma forração versátil

  • 24 de julho de 2017
  • Categoria: Dicas
Também conhecida como ofiopógão e ofiopogo, a barba de serpente (ophiopogon jaburan) é uma herbácea perene nativa da China e Japão. Trata-se de uma planta graminiforme que está incluída na categoria de forrações. É muito usada no paisagismo, especialmente para delimitar caminhos e demarcar canteiros.

Quer saber quais são os cuidados que você deve ter com essa linda planta? Confira as dicas que separamos:

- Cultivo: o ideal é que o solo para essa planta seja fértil e bem drenado, uma vez que muita água pode apodrecer as raízes e causar doenças. Ela resiste a baixas temperaturas, mas o recomendado é que seja cultivada sob sol pleno ou meia sombra. Cultive sua barba de serpente em jardineiras, vasos ou canteiros.

- Manutenção: a barba de serpente é bem resistente à falta de água, então pode ser regada a cada 10 dias. A adubação é importante para fortalecer a planta. Utilize fertilizante mineral, facilmente encontrado em agropecuárias e lojas do ramo.  A planta pode atingir uma altura entre 0.1 a 0.3 m e no início do outono as folhas velhas devem ser retiradas. 

- Floração: geralmente as folhas da barba de serpente têm um tom verde escuro. No verão a planta ganha flores pequenas e delicadas em formato de sino, que podem ser brancas ou em tons de roxo. Essa floração posteriormente forma frutinhos do tipo oblongos.

Seguindo essas recomendações você terá uma planta viçosa, com boa aparência, saudável e livre de pragas. Você pode encontrar barba de serpente em boas floriculturas e garden centers da sua região. 

Curtiu essas dicas? Siga o Jardim das Ideias no Facebook para não perder nenhuma informação sobre o mundo da jardinagem. >> www.fb.com/jardimdasideiasstihl 

Comentários
Voltar para a página inicial