Saiba mais sobre a Estátice

  • 08 de junho de 2017
  • Categoria: Árvores
A Estátice é uma planta típica da região do Mediterrâneo pertencente à família Plumbaginaceae. Conhecida popularmente como “lavanda do mar” e “sempre viva”, a planta é uma surpresa, enquanto está crescendo, pode assemelhar-se a mato, mas torna-se encantadora durante a longa floração. Podendo chegar à altura de 50 centímetros, você tem mais um motivo para vibrar: a planta é famosa por manter sua beleza e cor mesmo em clima seco! 

DICAS PARA PLANTAR NO SEU JARDIM

O solo deve ser de boa compostagem, sem fertilizantes. A Estátice é uma planta de fácil cultivo que floresce durante a primavera e o verão. Aprecia locais bem iluminados, preferencialmente sob sol pleno. Por ser originária de regiões litorâneas, aprecia solos arenosos e é resistente à alta salinidade dos mesmos.

MUDAS OU SEMENTES?

Você pode plantar através de sementes ou mudas. Se fizer o plantio com mudas, lembre-se de comprar aquelas que ainda não floresceram. Caso contrário, as plantas irão direcionar a atenção para formação de raízes ao invés da floração. Quando fizer o transplante, tenha o cuidado de plantar em um local com luz natural.

Se você escolher fazer o plantio através de sementes, você pode usar até 5 sementes por cova a 5 cm de profundidade. Cubra com plástico e regue com frequência. A germinação ocorre entre 7 a 20 dias conforme a região. Após germinação retire o plástico. Tenha cuidado para a muda não estar exposta ao sol diretamente. Quando a muda atingir 15 cm é sinal de que o transplante pode ser feito.  Na hora de plantar, cuidado: as sementes devem ser colocadas, pelo menos, de 30 a 36 centímetros de distância uma da outra.

ÉPOCA? 

De julho a janeiro para a região sul e de julho a novembro para o restante do país.

UMA PLANTA VERSÁTIL

Se você escolheu plantar em seu jardim, Estátice é indicado para maciços e bordaduras, misturado a outras espécies, como nos jardins ingleses ou “cottage”. 

Você também pode utilizar em arranjos florais ou simplesmente como flor de corte. Estátice alemão, russo, siberiano, e do Cáspio são as variedades que você pode escolher. Para a colheita do estátice, tanto anual quanto perene, você precisa escolher as flores antes que elas desabrochem completamente. Se você quiser secar as flores e usar durante todo o ano, amarre os caules juntos e coloque em um pacote. Pendure-os em um local seco e fresco. Para manter a cor das flores por um longo tempo, pendure-as em um lugar mais escuro.

Gostou das nossas dicas? Acompanhe nossos textos e compartilhe com seus amigos. Até o próximo post! 
 
Comentários
Voltar para a página inicial