Descubra a beleza da Kokedama

A kokedama - técnica que leva esse nome pela junção das palavras koke (musgo) e dama (bola), em japonês –  surgiu no ocidente, ganhou espaço nos últimos anos e hoje já embeleza casas e jardins do mundo inteiro. Variante do bonsai, a técnica ganhou espaço por ser uma opção mais em conta e consiste em criar bolas de musgo para montar arranjos suspensos por fios. 

As bolas de musgo que são criadas ficam ao redor da espécie de planta escolhida, substituindo o vaso ou o cachepô. Nessa técnica, o musgo substitui o papel do vaso e é por isso que a periodicidade da rega precisa ser maior, pois o musgo precisa estar sempre úmido.

Além do musgo, são necessários alguns outros ingredientes para criar seu kokedama: areia, terra, adubo e uma planta que não necessite de muita exposição solar, além de fios de nylon ou qualquer outro fio para criar sua suspensão e substrato para bonsai, que é a “cola” que retém a umidade e mantém o formato de esfera.

As espécies mais comuns para a criação desse arranjo são as orquídeas, as suculentas e até árvores frutíferas, que à medida que crescem e se desenvolvem, devem ganhar uma bola de musgo na mesma proporção. Essa substituição deve acontecer quando se percebe que as raízes da planta estão começando a romper a bola de musgo atual.

Para deixar sua casa mais bonita e harmoniosa, a dica é pendurar kokedamas de diversas espécies em alturas diferentes, para criar um jardim suspenso em espaços abertos ou até mesmo fechados. 

Faça em casa e conte para gente o resultado! 
Comentários
Voltar para a página inicial