Algumas pragas e seu controle ??? Parte IV

  • 06 de janeiro de 2010
  • Categoria: Dicas

Segue mais um post com dicas de como combater pragas.



Formigas

Existem aproximadamente 8.800 espécies de formigas já identificadas no mundo, porém ainda há um número imenso de espécies a serem descritas. O Brasil conta com 2.000 espécies. Destas, apenas pouco mais de 20 são consideradas pragas. Solos pobres e arenosos facilitam a infestação.

1. Alternativo: cal e água, Rotenat fog (extratode timbó) e inseticida rural Natural Camp ou Combat (composto por: Neem, citronela e pimenta). Alho, arruda, artemísia, hortelã, poejo, batata-doce, gergelim e tenaceto são repelentes naturais, quando plantados nos canteiros.


Receitas

ÁCIDO BÁRICO COM MEL
Misture duas colheres de sopa de ácido bárico com uma colher de mel. A seguir, pincele essa mistura em pedaços de papelão e espalhe pela casa. Use luvas de borracha.

CRAVO-DA-ÍNDIA
Indicações: formigas caseiras.
Espalhe os cravos pela casa e dentro dos armários. Dentro do açucareiro, coloque um sachê com cravo, substituindo-o a cada 3 semanas.

DETERGENTE
Misturar em partes iguais detergente neutro e água. Injetar com uma seringa nas frestas por onde as formigas transitam.

GERGELIM
Misturar 200g de folhas secas e moídas de gergelim, 1kg de folhas secas e moídas de mamona, 1kg de cal virgem e 100g de enxofre formando uma massa homogênea e aplicar com polvilhadeira manual no olheiro do formigueiro.

 


Gafanhotos

1. Alternativo: inseticida rural Natural Camp ou Combat (composto por Neem, citronela e pimenta).

2. Mecânico: armadilha adesiva X-315, da 3M.

Autor: Raul Cânovas

Posts Relacionados

Comentários
Voltar para a página inicial