Aprenda a identificar o seu solo!

  • 17 de outubro de 2016
  • Categoria: Dicas
Saber o tipo de solo do seu quintal é de extrema importância na hora de cultivar o seu jardim. Solos do tipo arenoso, são fáceis de serem trabalhados e as ferramentas como a pá e enxada penetram facilmente. Como a drenagem deste tipo de solo é maior, ele é o ideal para hortas. Já os do tipo argiloso são mais duros, compactos e dificultam a passagem da água. Para que ele seja propenso ao plantio é preciso fazer uma correção e este é exatamente o motivo pelo qual você deve identificar seu solo antes de começar a cultivar qualquer espécie.

Abaixo trazemos uma maneira simples e rápida para analisar o seu solo em casa, confira:

O que você vai precisar:

Terra de um buraco de 20 cm
Uma garrafa de vidro transparente (se não tiver, pode ser uma garrafa pet)
Água

Como proceder:

Coloque a terra dentro da garrafa, complete-a com água e agite bem, para que ela se desfaça completamente e deixe descansar por duas horas.

Depois deste período você irá notar a formação de diversas camadas distintas: embaixo a areia (que é mais pesada), no meio a argila e em cima a matéria orgânica (que deve formar uma fina camada preta). Acima da matéria orgânica ainda existem duas camadas, a da água que subiu ao topo e a da matéria orgânica ainda não decomposta, mas elas não são importantes para sua análise.

Seu tipo de solo é definido pelo tamanho das camadas:
Mais de 85% de areia = solo arenoso
70% de areia = arenoso-argiloso
menos de 60% de areia = argiloso

A partir deste resultado você pode começar a corrigir seu solo com o uso de matéria orgânica e prepará-lo para o cultivo das espécies desejadas!

Claro que este é somente um teste raso dos componentes do seu solo! Para uma análise mais aprofundada, procure o laboratório especializado mais próximo de você!
Comentários
Voltar para a página inicial