8 dicas para plantar Babosa em casa!

  • 08 de setembro de 2016
  • Categoria: Dicas
 A babosa, também conhecida como Aloe vera, é uma planta suculenta nativa de regiões áridas mediterrânicas, da família das Liliaceae, repleta de benefícios. Mas sabia que você pode ter uma babosa dentro de casa? Basta criar um ambiente propício de luz e umidade para a planta.  

Para você ter uma babosa Aloe Vera em vaso, em sua casa, siga alguns passos básicos de manutenção e propagação da planta.


1. A terra boa para a babosa, e para qualquer outra planta suculenta, deverá ser bem drenada, com pouca argila para que não se compacte afogando a raiz da planta. O ideal é uma mistura de 50% de areia média (de rio, lavada) e 50% de terra orgânica adubada com composto.

2. O vaso deve ser amplo, pois o enraizamento da babosa, apesar de superficial, é extenso e precisa de espaço para crescer. Mas, para produzir mudas de uma suculenta, nada como mantê-la em um vaso mais apertado - aí a planta, para sobreviver, gerará filhotes que você deverá retirar e plantar em um vaso mais amplo.

3. Suculenta não gosta de encharcamento no solo, por isso é que usamos areia média (ou até podemos usar areia de granulação grossa). Tenha certeza de que o seu vaso para a babosa não vai reter água o interior, isso apodreceria as raízes muito rapidamente.

4. Quando você transplantar uma muda de babosa para um vaso novo, deixe-a sem água por uns três dias. Assim ela conseguirá se recuperar dos traumas do transplante, refará raízes quebradas e, se fortalecerá para um novo ciclo.

5. Regar babosa é fácil - uma vez por semana pulverize água pura sobre sua planta, e pronto.

6. Se você quer ter sua babosa dentro de casa, escolha um lugar ensolarado, a beira de uma janela que pegue, ao menos, oito horas de luz natural por dia. Isso vale para quem mora em climas frios, europeus, já que a babosa não gosta de temperaturas abaixo de zero. Nas temperaturas geladas dos invernos (até o 0ºC) a babosa sobrevive num estado de dormência, mas congela e morre abaixo de 4ºC.

7. Caso sua babosa vá ficar na varanda, escolha o canto ensolarado e onde não pegue chuva direto. Acontece que, em vaso, a planta não tem tantas defesas contra a intempérie.

8. Quando colocar uma muda de babosa em vaso novo, cuide de que as folhas fiquem bem acima da terra, uma vez que folha de suculenta em contato com terra apodrece. Uma boa medida é cobrir a terra com seixos (aquelas pedras roladas, melhor se forem de cor clara, que refletirá a luz do sol beneficiando a planta).

Posts Relacionados

Comentários
Voltar para a página inicial