Dicas para o plantio de alho! (parte 1)

  • 05 de setembro de 2016
  • Categoria: Dicas
Ter alho fresquinho para incrementar aquela receita é incrível, né? Sabia que plantar alho é fácil!? Basta ter “dentes de alho”, terra e sol, e você poderá plantar em vasos, na janela da cozinha, na varanda ou até naquela jardineira.

O alho demora, no mínimo, três meses após o plantio para poder ser colhido mas, enquanto a “cabeça” cresce por baixo da terra, você pode, e deve, ir cortando as folhas para manter a altura (10 a 15 centímetros acima da terra) e aumentar a cabeça. Essa parte que seria "jogada fora" pode ser usada em sopas, saladas e outras invenções culinárias.

Este é um dos principais ingredientes da cozinha mediterrânea onde entra, como tempero, em quase tudo. Também é muito usado nas medicinas populares de vários países pelas suas comprovadas qualidades medicinais (antibiótico, anti-inflamatório, cicatrizante, afinador do sangue, desintoxicante e muitas outras). No Brasil se pode plantar alho em qualquer estação, com alguns cuidados. O mais aconselhável é plantar na primavera para colher no outono (os cultivares de curta duração são especiais para esta época). Mas, se o inverno for frio, plante no outono e colha na primavera - ele vai brotar, adormecer no frio, e crescer com todo vigor.

Se você for plantar em vasos, tire-os da chuva direta quando o tempo estiver muito quente (alho não gosta de calorão com umidade) e mantenha as regas frequentes até 1 mês antes da colheita (a cabeça do alho engorda mais com tempo seco). Se for plantar no jardim, só regue se não tiver chuva, pois a terra mantém a umidade você só terá de complementar.

Comentários
Voltar para a página inicial