Conheça as propriedades calmantes do mulungo!

  • 30 de agosto de 2016
  • Categoria: Dicas
Essa planta pode ser uma verdadeira aliada para quem busca alternativas naturais para lidar com os desafios diários, onde a rotina, o estresse e as responsabilidades prejudicam a saúde e fazem o rendimento cair.

Estudos feitos com o extrato do mulungo comprovaram que a sua ação é semelhante ao efeito do "diazepam", um ansiolítico muito popular, mas que causa dependência em quem costuma usar, fazendo a medicação perder o efeito com o passar do tempo.

Essa planta também pode ser encontrada como "canivete", "bico-de-papagaio", "mulungo-coral" e "corticeira". É uma árvore que cresce em diversas regiões do Brasil, com suas belas flores alaranjadas e casa espinhenta.

Muitas pessoas preparam chás utilizando a casca dessa planta, e eles auxiliam no tratamento de:

- insônia
- ansiedade
- agitação
- ataques de pânico
- depressão
- compulsão
- distúrbios do sono

Novos estudos que estão sendo realizados mostram que a utilização dessa planta pode ser benéfica contra esclerose, hipertensão, epilepsia, bronquite asmática, hepatite e insuficiência renal. Na casca da árvore também é possível encontrar erisodina, que é um forte aliado no combate ao vício da nicotina.

Mas nem tudo são flores, literalmente, e existem algumas contraindicações para a utilização dos chás e pílulas compostos a partir de mulungo. Por reduzir a pressão arterial, não é recomendado para pessoas que sofrem de hipotensão (pressão baixa) ou aqueles que já fizeram utilização de medicamentos ansiolíticos, pois pode potencializar os efeitos.

Comentários
Voltar para a página inicial