Crianças: a importância do contato com a natureza!

  • 29 de agosto de 2016
  • Categoria: Dicas
Famílias que vivem em grandes cidades, muitas vezes, privam as crianças de terem contato direto com a natureza, que é de extrema importância para o desenvolvimento dos pequenos.

Diversos educadores destacam que esse contato faz com que as crianças aprendam a ver as situações em uma perspectiva diferente, além de torná-las mais sensíveis e atentas ao que acontece ao redor, pois eles passam a se sentir parte do contexto e ambiente. Não é a toa que a natureza é uma das maiores fontes de inspiração para artistas e pessoas criativas, pois o contato com o verde expande as atividades do cérebro, criando novas redes neurais e aumentando a conexão com os neurônios. 

Ao entrar em contato com a terra, as plantas, os animais, as cores e os sons da natureza, as crianças tendem a descobrir novas percepções e trabalham os cinco sentidos do corpo humano. Isso ocorre porque os pequenos se apropriam das sensações de ficar em contato com a natureza e levam isso como uma grande experiência. Esses benefícios vão muito além da saúde mental, uma vez que a terra fortalece o sistema imunológico e estimula a independência.

Os especialistas defendem que o contato com microrganismos é importante, pois ensina o sistema imunológico, ainda em fase de desenvolvimento, a funcionar corretamente. Isso ajuda na criação de anticorpos e melhor a resistência contra infecções. Lidar com a natureza só traz benefícios. 

Em tempos que a natureza está extremamente fragilizada, ensinar para as crianças a importância dela para o planeta é como plantar uma semente de esperança.

Comentários
Voltar para a página inicial