5 dicas para manter suas plantas vivas mesmo longe de casa!

  • 17 de agosto de 2016
  • Categoria: Dicas
Uma viagem, por mais breve que seja, sempre exige preparação e organização. Sapatos, roupas, acessórios... São tantos detalhes que esquecer os cuidados com as plantas é fácil. O problema é que, grande parte das pessoas, acredita que dar uma regada caprichada irá gerar um "estoque de água" e a planta sobreviverá durante o período, mas não. 

As plantas absorvem somente a água necessária, o restante fica no fundo do vaso e causa o apodrecimento das raízes, fazendo a planta "morrer afogada". Por isso, antes de colocar as malas no carro e seguir viagem, aplique uma dessas cinco dicas e garanta que elas ficarão bonitas, verdes e saudáveis até o seu retorno.

1 - Capilaridade: um truque simples e perfeito para plantas que necessitam de pouca água, como suculentas e cactos. Você só vai precisar colocar um recipiente com bastante água e estender um barbante até o vaso. A água irá passar por CAPILARIDADE, fazendo sua planta permanecer viva. Para garantir que o processo funcione, utilize a gravidade a favor, colocando o recipiente com água um nível acima do vaso e não se esqueça de cobri-lo com uma tampa para evitar a proliferação do mosquito da dengue.

2 - Folhas de jornal: pegue cinco folhas de jornal e encharque com água, coloque-as em cima da terra dentro vaso. As folhas, além de proteger a planta do sol, ajudam a manter a terra úmida. 

3 - Garrafa com água: outro truque que funciona para garantir vida longa a suas plantas é colocar uma garrafa com água de cabeça para baixo na terra do vaso. Se for uma garrafa de plástico, um pequeno furo na extremidade inferior irá garantir que a água saia devagar e regue aos poucos.

4 - Gotejador: eles estão disponíveis em lojas de equipamentos de jardinagem e existem com diferentes capacidades de armazenamento e vazão, alguns oferecem até 20 dias de autonomia. 

5 - Proteja as plantas do sol: longe do ideal, mas em situações extremas é a melhor alternativa. Antes de sair, coloque as plantas no local que pega MENOS sol, assim a água que existe no vaso não irá evaporar com tanta rapidez, mas certamente suas plantas estarão um pouco murchas no seu retorno.

Comentários
Voltar para a página inicial