Bonsai: 5 erros perigosos

  • 04 de agosto de 2016
  • Categoria: Dicas
A "árvore em um vaso", tradução em português para "bonsai", é plantinha pequena, delicada e que pede diversos cuidados para a sua conservação. 

Para manter as suas folhas sempre coloridas e as raízes livres de pragas, é necessário ficar de olho em sua iluminação, regas, adubação e transplante. 

Se você tem ou sempre quis ter, confira uma lista com cinco erros que devem ser evitados para manter o bonsai saudável e sempre majestoso. 

Evite 5 erros perigosos

Bonsai em ambientes fechados e com pouca luz: é importante manter a pequena árvore próxima de uma janela ou sacada com grande entrada de luminosidade. Três horas por dia no sol são essenciais para a saúde da plantinha.

Carência de água: os vasos extensos pedem grandes porções de líquido. É importante molhar o bonsai mais de uma vez por dia. Umidifique também as folhas. Um bom teste é colocar o dedo na terra para verificar se está seca. Se estiver, está na olhar de regar. 

Não tratar pragas ou doenças: assim como qualquer plantinha, os bonsais também podem ser afetados por pragas. Combata as contaminações com a aplicação periódica de produtos encontrados em lojas especializadas em jardinagem.  

Exagero na adubação: o crescimento do bonsai é lento e não é necessário investir na aplicação constante de substratos. Porções no outono e na primavera são mais do que ideais para o crescimento saudável. 

Não transplantar o bonsai: as raízes grandes e largas representam a necessidade de mudança de vaso. A base também deve ser podada duas vezes ao ano. Esse processo é responsável por estimular o crescimento das menores ramificações.  

Posts Relacionados

Comentários
Voltar para a página inicial