5 ideias para o paisagismo do seu jardim

  • 22 de janeiro de 2016
  • Categoria: Árvores
  • Fonte d' água
  • Pergolado
  • Caminho
  • Espelho d' água
  • Móveis de jardim
Ano novo, vida nova? Para muita gente todo início de ano é época para se reorganizar e fazer mudanças. Se você colocou seu jardim na lista de tarefas para 2016, então é hora de começar colocar em prática. Elegemos 5 ideias para que sua área externa fique ainda mais charmosa. Confira!

Fonte d’água:
ouvir som da água em movimento dá uma tranquilidade, não é mesmo? Mas não é só isso, as fontes melhoram a umidade relativa do ar, e estudos apontam que a água tem até poder tranquilizante. 

Para escolher a fonte leve em conta o tamanho, pois as grandes precisam de pontos de água e motor específico.  E claro a manutenção deve ser feita regularmente para que a sujeira não danifique o motor. A água deve ser trocada em média a cada dois meses, cuidando para que as fontes funcionem 24 horas por dia para não se tornarem foco de insetos. 

Pergolado
: conhecido também por pérgola dá um charme todo especial aos jardins. Geralmente feitas em madeira, os pergolados podem ser cobertos por trepadeiras floridas ou até mesmo vidro ou policarbonato.

Caminho:
criar caminhos não só facilitam o passeio, como também ajuda a preservar a grama e as plantas do pisoteio. A dica é criar um caminho com desenho sinuoso, ou seja, com curvas. Escolha seixos, cruzetas, deques, pedriscos ou pisos drenantes e intertravados para formar as demarcações de espaço com as espécies posicionadas ao redor desse caminho.

Como geralmente as áreas de caminho são estreitas, se deve evitar espécies com espinhos e folhas pontiagudas, dando preferência para que as possam ser controladas com podas.

Espelho d’água: uma forma de deixar o jardim mais refrescante é fazer um espelho d’água. Ao contrário das fontes, a superfície dos espelhos fica rente ao piso, ou seja, é preciso rebaixar a área em que ele será construído.  Incremente com espécies aquáticas, que dão charme e ainda colaboram com a limpeza da água, como flor-de-lótus, alface-d’água, ninfeias e cavalinha.

Móveis:
se você gosta de relaxar ao ar livre, nada melhor que ter alguns móveis a disposição para momentos de convívio com família e amigos no jardim. Invista em alguns bancos ou cadeiras, que devem ser boa qualidade para resistir às agressões externas.

Gostou? Nos conte mais sobre seus projetos de 2016 para o jardim! 
Comentários
Voltar para a página inicial