Erros comuns na jardinagem

  • 20 de fevereiro de 2015
  • Categoria: Dicas
Manter um jardim saudável é uma tarefa longa e que deve ser realizada com cuidado. Jardineiros de primeira viagem e até os mais antigos nessa arte cometem alguns pequenos erros que podem ser evitados. O Jardim das Ideias separou uma lista dos erros mais comuns na jardinagem. Confira aqui!

1. Vasos pequenos e plantas sem espaço. Todas as espécies de planta, não importa qual seja a família, precisam de espaço para conseguirem crescer e se desenvolverem com saúde. Deixar a planta em um vaso menor que o indicado resultará em suas raízes ficando atrofiadas, tirando o suporte e a estabilidade dela. Faça o replante assim que perceber que a planta chegou ao limite suportado pelo vaso. Por exemplo, uma planta que possa chegar a 80 cm de altura, precisa - no mínimo - de um vaso com 30 cm de profundidade por 20 cm de diâmetro. Consulte um especialista para garantir o melhor tratamento para elas.

2. 
Regas drásticas. Na jardinagem não existe apenas opções a e b, há uma variedade de maneiras para cuidar das flores. O mesmo funciona com a rega. Nem todas as plantas ficam a vontade com uma quantidade muito grande de água e outras não conseguem suportar longos períodos de seca. Uma maneira prática para certificar se o solo precisa ser regado é colocar a mão na terra e sentir a umidade. Antes de colocar uma nova espécie no seu jardim, verifique com o vendedor a quantidade de regas por semana que ela precisa.


3. 
Quantidade de sol errada. Assim como a questão da água, a quantidade de sol também varia de acordo com a espécie e até com a época do ano. Normalmente, quando já plantada, as mudas jovens dão sinais de não estarem se adaptando bem a quantidade de sol, seja ela em excesso ou o contrário. Espécies de sombra quando colocadas sob o sol direto apresenta folhas amareladas ou queimadas. Quando o contrário acontece, as plantas tendem a possuir folhas atrofiadas.
Consulte um jardineiro especializado antes de montar definitivamente o seu jardim. Ele conseguirá elencar as melhores opções para o seu espaço.

Posts Relacionados

Comentários
Voltar para a página inicial